Sobre o suicídio aparente de meu avô

Quando nasci, meu avô baloiçava-se calmamente dependurado pelo pescoço no ramo duma  figueira estéril e despida que ele próprio plantara em miúdo.

 Nesse dia o vento norte atirava o mar por terra dentro empurrando-o sempre sempre para cá dos limites tacitamente estabelecidos. Os peixes invadiram as casas mais próximas da costa os barcos fugiram para os montes as gaivotas espatifaram-se contra as vidraças e até uma baleia veio morrer à porta dum barracão abandonado. Nesse dia eu nasci. Talvez por tudo isto ninguém se tenha preocupado muito com a morte de meu avô: choraram-no e enterraram-no com a rapidez que as circunstâncias exigiam.

 Anos mais tarde, porém, alguém fez novamente vir ao de cima o estranho fim de meu avô. Aqui as opiniões dividiram-se. Alguns vizinhos diziam que ele se suicidara por motivos passionais, imaginem!, aos setenta anos meu avô um duro que conhecera os rigores e a solidão da Terra Nova e da Gronelândia, que medira as noites invernosas duma ilha ainda por descobrir calcorreando as Voltas do Norte numa altura em que as estradas eram um sonho a concretizar, meu avô que passara horas e horas agachado nos buracos da costa à espera dos barcos com tabaco de contrabando!… Outros afirmavam que ele andava já meio descontrolado do miolo, fruto duma vida errante de aventureiro sem limites, e não suportara a alegria de ver o primeiro neto.

 Por mim, vistas as coisas a esta distância, julgo no entanto que meu avô se dependurou na figueira apenas para evitar que o mar lhe chegasse às botas.
 
 </span
 

(Marinheiro com residência fixa, 1980)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s